Notícias

Marcia Fabris

Especialista em Eventos Corporativos

Sustentabilidade em eventos corporativos: uma grande tendência

Sustentabilidade hoje é um conceito que vai muito além do cuidado com os aspectos relacionados ao meio ambiente. Inegavelmente, a pauta agora acumula o planejamento focado também em um futuro melhor economicamente e socialmente.

O desenvolvimento sustentável deve ser uma preocupação não apenas da sociedade e dos governos, mas também da iniciativa privada. Aos poucos, o movimento comprometido com questões ambientais, sociais e econômicas ganha força e se torna um diferencial competitivo. A premissa é de que desenvolvimento sustentável deve ser tanto ou mais importante que o lucro.

O que as empresas ganham quando se tornam sustentáveis

As empresas estão adotando uma conduta orientada pela ética. Então, as práticas voltadas para um crescimento econômico engajado com a redução dos impactos sociais de suas operações vêm ganhando força.

É assim que as corporações dedicadas à redução de seu impacto socioambiental têm se destacado. A partir de uma parcela mais conscientizada da sociedade, esses critérios passaram a ser mais decisivos na hora de escolher produtos e serviços. Portanto, para surtir esse efeito, o comprometimento deve ser verdadeiro e se manifestar em resultados significativos para o meio ambiente e para a sociedade.

Esse zelo é um investimento que só rende frutos positivos. O cuidado com os funcionários se reverte em serviços e produtos de mais qualidade, que naturalmente atraem mais consumidores e, assim, geram mais lucros. Porém, esse lucro é resultado de uma operação positiva não apenas em termos de imagem, mas também de possibilidade de novos negócios no futuro.

Essas atitudes promovem a distinção em níveis mais altos. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa é um indicador usado por investidores para distinguir negócios que adotam práticas sustentáveis.

ESG (em inglês Environment, Social and Governance) ou ASG em português (Ambiental, Social e Governança) é um termo que também faz a distinção para sinalizar empresas que cuidam do meio ambiente, são responsáveis socialmente e empregam as melhores práticas de governança.

Isso naturalmente melhora a lucratividade da empresa e ainda aumenta seu valor de mercado com o tempo, graças à operação mais sustentável e à gestão eficiente dos riscos.

Como fazer eventos sustentáveis?

Com a necessidade das empresas se adequarem às práticas de ESG para que possam atrair mais clientes e investimentos, os eventos corporativos também devem se alinhar aos propósitos das marcas.

Alguns pontos são importantes:

  • Avaliar a cadeia de fornecedores, entendendo quais práticas de sustentabilidade são adotadas por cada uma das empresas
  • Tratamento do lixo e resíduos produzidos no evento, com objetivo de reduzir e dar a eles o destino correto
  • Uso consciente de energia, valorizando a iluminação natural ou dando preferência aos equipamentos que consomem menos energia elétrica
  • Uso da tecnologia para reduzir construções de cenografia e emprego de papéis
  • Valorizar o paisagismo sustentável, preferindo vasos de plantas vivas, para criar uma atmosfera mais agradável e que favoreça o bem-estar dos convidados
  • Valorizar a qualidade de vida dos participantes, oferecendo gastronomia exclusiva, saudável e com diferentes cores, sabores e texturas
  • Ter ações solidárias no evento, apoiando o voluntariado e trabalho social
  • Valorizar a diversidade no staff do evento, gerando assim um ambiente de empatia com todos os convidados

Realize seu evento sustentável com o Grupo Trio

Todos os nossos espaços de eventos estão em empreendimentos com Selo Leed. Essa é uma das principais certificações internacionais para construções sustentáveis.

Nosso Comitê de Sustentabilidade promove iniciativas para garantir treinamentos de equipe sobre pautas sustentáveis, como o descarte adequado do lixo.

O Grupo Trio adota ainda uma política de economia de água e energia elétrica. Além disso, apoiamos a Associação Beneficente Assistencial Aquarela, uma organização filantrópica sem fins lucrativos. A entidade realiza, desde 1996, um trabalho educacional com crianças de 5 a 12 anos da Comunidade Nova Jaguaré, em São Paulo.

Com toda a certeza, a economia pode ser inclusiva e funcionar para todo mundo. Em outras palavras, o futuro pertence às empresas que conseguirem ser inovadoras, inspiradoras e com o poder de mudar o mundo. Conte conosco para fazer parte desse movimento.

 

Iniciar Conversa!