Casamento

Como organizar as mesas de convidados do casamento

A organização do casamento é uma tarefa muito importante e requer atenção aos mínimos detalhes para que tudo saia conforme planejado pelos noivos. Um ponto a se destacar é a organização das mesas de convidados na festa, que precisa ser pensada para que todos interajam durante a comemoração.

Dependendo do estilo do casamento, essa disposição pede um estilo de preparo para que tudo flua como esperado. Aliás, é um costume do brasileiro reservar apenas as mesas dos pais e, às vezes, dos padrinhos. Mas, fazer um planejamento é sempre o mais indicado.

Para te ajudar a escolher a melhor opção para sua necessidade, selecionamos alguns formatos para você avaliar e decidir qual se adequa ao seu casamento e qual fará seus convidados se sentirem mais confortáveis. Confira:

Formato: livre

Nesta configuração, cada convidado tem o direito de escolher onde deseja sentar, sem nada pré-determinado. Nesse caso, geralmente os primeiros lugares a serem ocupados são o perto do bar, cozinha, ou pista de dança, por exemplo.

Porém, existe um ponto contra a se destacar. Os últimos a chegarem à comemoração podem ficar sem um espaço, já que, na maioria das vezes, a distribuição não é feita da melhor forma e acabam sobrando lugares esporádicos pelo ambiente.

Ou seja, uma família de cinco pessoas, por exemplo, pode ficar separada, já que é difícil encontrar cinco lugares vagos um ao lado do outro. Ou, ainda, pessoas que não se conhecem podem dividir uma mesa – e isso pode deixar um clima mais entediante, já que não há assuntos em comum.

 

Formato: setorizado

Esse modelo ajuda na separação de familiares e amigos, por exemplo, em um mesmo setor mas não necessariamente na mesma mesa. Dessa forma, você consegue deixar algumas mesas de convidados próximas para a família e mesas em outro local para amigos ou, ainda, colegas de trabalho.

Dessa forma, você libera, dentro de um espaço pré-determinado, que os convidados escolham onde sentar, garantindo assim lugares para todos, sem exceção. Essa setorização vai bem em qualquer tipo de comemoração, desde as mais intimistas até as maiores. Ideal também para casamentos com serviço de empratamento, já que é necessário sentar para aproveitar o brunch, almoço ou jantar.

 

Formato: lugar marcado

Nesta opção, cada convidado tem um lugar específico à mesa, definido sempre no nível de intimidade com as demais pessoas que lhe farão companhia durante toda a comemoração. Essa tarefa, porém, requer muito planejamento e cuidado para que ninguém fique separado durante a festa.

Também é importante destacar a necessidade de se ter uma recepcionista à disposição de quem chega para que indique o lugar de cada convidado, evitando qualquer tipo de confusão nesse dia tão especial para os noivos. O indicado é uma profissional a cada 50 convidados.

 

Convidados especiais

Independente de qual forma de organização de mesas você escolher, algumas pessoas merecem atenção especial. Este é o caso dos padrinhos e das madrinhas, além dos pais e avós dos noivos. Essas pessoas devem estar sentadas próximas aos noivos, afinal são eles que vão comemorar seu casamento com mais entusiasmo!

Vista para São Paulo Mesa de convidados Trio Pérgola Organizar mesa de casamento Trio Pérgola Organização mesa de convidados com skyline de São Paulo Trio Pérgola Mesas de convidados casamento rústico Trio Pérgola Mesas de convidados decoração casamento Trio Pérgola Como planejar as mesas de convidados do casamento Trio Pérgola Organizar casamento disposição das mesas Grupo Trio Decoração das mesas do casamento Grupo Trio Mesas de convidados com estilos diferentes Trio Pérgola Mesa de jantar convidados casamento Trio Pérgola Casamento decoração tons de vermelho Trio Pérgola

Por fim, converse com seu assessor ou cerimonialista, para que ele tenha em mãos um mapa do salão. O desenho das mesas de convidados pode ajudar em toda essa esquematização. Depois de tudo definido, repasse algumas vezes para ter certeza de que ninguém foi esquecido.

Enquanto está por aqui, aproveite para conferir mais algumas matérias:

Com serviço de gastronomia impecável e espaços com vistas exclusivas da cidade de São Paulo, o Grupo Trio está preparado para receber o seu evento com muita personalidade. Esperamos o seu contato, clique aqui!

E-MAIL: EVENTOS@GRUPOTRIO.COM.BR
TELEFONE: (11) 4369-9600
WHATSAPP: (11) 9 7394-9595
SIGA NOSSO INSTAGRAM: @GRUPOTRIO

VEJA TAMBÉM